BELEZA SE PÕE NA MESA?

Posted by : DANIEL MORAES | 13 agosto, 2008 | Published in

“As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo / Tem gente que têm forma, mais não tem conteúdo”. (Chorão – Charle Brow Jr).

A pergunta inicial é: - Qual o nível de importância que você dá para o aspecto físico? Você é um tipo de pessoa que acha essêncial a beleza física? Acha certa a frase de Vinícius de Moraes, “que a beleza é fundamental”? Vamos por partes, como faria o Jack.

Não é segredo pra ninguém que eu sou feio (fotos do orkut que o digam); e quando faço essa afirmação, não é complexo de inferioridade, aliás, adoro ser feio! É isso mesmo! Sempre digo que é melhor ser uma surpresa, que uma confirmação.

Tempos desses conversando com amigos, disse estar espantando com o número de instrumentos de beleza. São modeladores, produtos estéticos, de musculação, enfim, uma gama de coisas que melhoram a aparência das pessoas; o que mais me assusta é que são produtos de boa vendagem. O debate começou quando comentava que no ônibus, uma mulher conversava com a outra, que o tal “Abtomer” não estava realizando aquilo que a propaganda de TV afirmava. Então, lembrei que esse produto é comercializado nos intervalos dos seriados de Domingo do SBT, na Pirâmide Premiada que tem como apresentador o Celso Portioli. Detalhe muito importante, a mulher (corpo escultural, de ancas fartas, peitos médio durinho e bunda empinada) e o homem (malhado, braços musculosos, barriga “tanquinho”) são protótipos de academia, ou seja, aquele “instrumento de beleza” não foi responsável pelas formas completamente delineadas e bonitas dos modelos.

Confesso (e não é o Confissões de Um Solitário) que me impressiona essa corrida desenfreada pela beleza. Não serei hipócrita, uma mulher bonita é tudo de bom (assim como imagino que o mesmo valha para as mulheres com relação a um homem bonito), e sei que o que é bonito chama a atenção; além do mais, vivemos numa sociedade com duas características fortes, que são a falsidade e o narcisismo, todavia, acredito que as pessoas estão se esquecendo do principal: O CONTEÚDO!

Não é nem uma, duas ou três vezes, que escuto mulheres e homens reclamarem que Fulana (o) era bonita (o) e gostosa (o), mas quando abria a boca...

Tenho a absoluta certeza que não há coisa mais feia, que uma pessoa bonita, linda de morrer, mas burra. Também já ouvi várias vezes, que o (a) Beltrano (a) parecia ser gostoso (a), mas na hora do “vamos ver”, decepcionou! Não há coisa mais desestimulante sexualmente falando, que esse tipo de frustração, não é mesmo?

Não estar estampado na cara nem no corpo das pessoas, se são boas companhias e amantes “calientes”. As pessoas deveriam se ligar mais nelas próprias, e parar com essa mania “de ser padrão”. Daqui a pouco, todo mundo será esteticamente igual.

Mais que o “culto à forma física”, deve existir o “culto da valorização pessoal”. Uma mulher bonita sem conteúdo, é uma “boneca inflável”, só serve pra sexo e nada mais. Há de se valorizar o Ser, no quanto a pessoa pode ser especial, compreensiva, amorosa e atenciosa. Fora que, é óbvio que não dá pra viver debatendo Nietzsche, Platão ou cotação do dólar na bolsa de valores, mas venhamos e convenhamos, é bom ter ao seu lado uma pessoa com quem se possa conversar sobre tudo, debater, discutir idéias, enfim, ter o que falar, sem vácuos de silêncio.

Contudo, o importante, independentemente do nível de beleza e intelectualidade, é estar ao lado de pessoas que nos gostam, valorizam e que possam nos fazer feliz. Como diz o velho deitado: “a beleza está nos olhos de quem vê”.

NO VÍDEO: Pitty – Máscara.

(0) Comments