O País é Maior que Esses Dois

Posted by : DANIEL MORAES | 08 fevereiro, 2010 | Published in

Chico Buarque de Holanda possui em seu cartel de músicas a canção, “E agora José?”, e o interessante dessa canção são as questões colocadas à Zé e que ao final pergunta-se: José, para onde?

Essa pergunta poderia ser feita para nós, povo brasileiro. Após certo tempo em ostracismo FHC falou! Falou escrevendo o jornal Estadão neste domingo. Primeiro, apesar de não ser tucano concordo com o ex-presidente, e direi por quê.

O Lulismo prega de uma forma messiânica (quase como o apostolo Paulo fez com Jesus) que o PT criou o país. De certo que o atual governo é um dos melhores (repito, UM DOS MELHORES, NÃO o melhor) da erra republicana e a isso deve-se bater palma. Acredito que nem o petista mais otimista poderia imaginar que o Lula e seu governo teriam esse nível de competência e acerto, contudo, isso não é nada demais. Nada demais? Como assim Daniel? Explico!

Por mais que o Lulismo diga ao contrário, O governo Lula não fez nada de extraordinário, afinal, manteve mesma política social, econômica e política dos tucanos; claro que na questão sócio-econômica houve aprimoramentos que melhoraram essas searas, mas inda sim, dentro daquilo que um bom governo deveria fazer (e que de fato fez!).

Creio que o País seria diferente se governado pelo Ciro Gomes ou Mariana Silva, mas Dilma e Serra são iguais, pois PT e PSDB são absolutamente iguais, e cada um tem seus méritos e os dois Governos (repito, OS DOIS GOVERNOS) são responsáveis pelo bom momento por que passa o Brasil.

Essa tática petista de “plebiscito entre os dois governos” só empobrece o debate político, pois como bem diz FHC, eleição olhando no retrovisor não é bacana; o País está cheio de demandas que devem ser discutidas, fora que, não podemos direcionar a política nacional sobre Lula e FHC. Com certeza (tirando a questão do Mensalão e a compra de votos para aprovar a reeleição) são dois grandes estadistas, mas o País é maior que esses dois políticos.

Segue a baixo o artigo do FHC no Estadão.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100207/not_imp507564,0.php

(8) Comments

  1. Neto said...

    Daniel

    Com todo respeito que tenho a você, permita-me dizer-lhe: não seja ingenuo!

    É óbvio que, numa entrevista, FHC irá sempre falar bem dele e mal de seu opositor: o Lula. Assim como o Lula também faria idem. Concordo com a tese de que o governo do PT continuou uma política elaborada pelo PSDB, mas te pergunto: Se FHC teve oito (8) anos para fazer o Brasil crescer com essa política porque não fez isso durante o período? Porque não pôde ou porque não quis?... E porque FHC temia (e ainda teme) falar em tom de voz alta no exterior como presidente na época? porque se calava e aceitava acanhado a política monetária dos EUA aqui no Brasil?... Te respondo: falta de auto-estima. Medo. O Lula não teve isso. Sentiu que o Brasil é muito maior para ser submisso a regras dos Yankes e FMIs da vida. E é por isso que hoje o Brasil é um pais mais respeitado internacionalmente (coisa que nunca foi).

    Um presidente não deve ser acanhado, medroso. Não se iluda com as frases de efeito e a boa e velha lábia de FHC, pois em nenhuma entrevista que ele der irá lembrar dos erros que cometeu e de de seus defeitos. Nem irá lembrar como queria vender a Petrobras como comseguiu fazer com a Vale, alegando que o Estado não sabia como conduzir a empresa - você já imaginou se isso acontecesse, se todo o capital financeiro da Petrobras fosse hoje para fora do país e não investido aqui?

    FHC pode ser considerado tudo por ter criado o plano real, menos humilde ou patriota com nossos interesses e empresas, e por trás de suas palavras (quase sempre criticas ácidas) você sentirá sempre uma "inveja reprimida". Basta ler direito.

    E modestia a parte, concordo com você sim, quando diz que país nenhum que quer crescer pode viver dessas picuinhas de seus líderes. Essa é que deveria ser a ordem.

    Um abraço - e não me leve a mal por dar uma opinião contrária a sua, ok! :)

    8 de fevereiro de 2010 às 19:53
  2. Elisa Manu said...

    Vindo lá do Neto para ler o texto e lhe dizer:

    Meu querido! FHC só "aparece" quando ataca Lula, de resto é um fantasma!

    abs

    8 de fevereiro de 2010 às 20:15
  3. Daniel

    NETO E ELISA: Não vejo Lula melhor que FHC e vice-versa. Apenas penso que se o País está como está, teve um início que foi com FHC. Os dois governos são envoltos em altos e baixos, que se igualam! O Petismo não pode negar os avanços que ocorrem no Governo de FHC e os tucanos não podem negar os avanços advindos dos aprimoramentos das políticas já estabelecidas pelo seus antecessores. É lógico que Lula e FHC sempre irão se delfinhar em críticas, e dizer que seus candidatos são melhores que o do outro. O que não pode é o povo brasileiro viver as custas dos ditames desses dois. Como disse e repito, o Brasil é maior que PSDB e PT. Que nesse novo embate político, o mote de campanha seja propostas que façam o País ir além do que já está. Méritos a Lula por deixar o comendo do País num patamar interessantíssimo, mas méritos a FHC por ter deixado as diretrizes para que seu sucessor pudesse fazer o que fez. E que os brasileiros não se esqueçam dos demandos e corrupções desses 2 governos, que afinal, sempre quem paga caro (literalemente) pelos "avanços" obtidos somos nós, que temos que engolir Mensalões e emendas de reeleição goela a baixo.

    9 de fevereiro de 2010 às 10:54
  4. Pedro Miguel said...

    Concordo com o Daniel e discordo do Neto.

    É preciso acabar com essa mentalidade retrográda de desafetos políticos ficarem brigando uns com os outros sem que se reconheça os resultados que cada um deram em seus governos. O Brasil é maior que eles, e todos os governantes tem apenas 4 anos para deixar sua contribuição. Eles passam, o importante que é a nação fica.

    9 de fevereiro de 2010 às 15:58
  5. junior davidson said...

    Cada governo deu a sua parcela de contribuição e o que importa agora é saber quem vai dar continuidade ao crescimento do Brasil.

    []'s

    9 de fevereiro de 2010 às 16:19
  6. Neto said...

    @todos

    Minha opinião

    Lula, FHC e o debate

    9 de fevereiro de 2010 às 16:37
  7. Lugirão said...

    Daniel, os petistas e Lulistas odeiam e não perdem a oportunidade de falar mal do governo FHC, conhece um monte de gente que odeia o FHC e só fala mal dele, queria ver a cara deles lendo esse texto, hehehehe!!!!!

    Bom te lê!

    Beijos

    11 de fevereiro de 2010 às 19:03
  8. ONG ALERTA said...

    somos obrigados a votar e os políticos são obrigados a que???

    10 de abril de 2010 às 07:36