DO CASTELO A EUTANÁSIA. PÁRA O MUNDO AÍ, EU QUERO DESCER!!!

Posted by : DANIEL MORAES | 08 fevereiro, 2009 | Published in

Sempre fui fascinado por história, principalmente a Medieval. E como não pensar nessas coisas, sem que nosso pensamento nos leve a Inglaterra e Rei Arthur? Se um dia ganhasse na Mega Senna, além de conhecer as ruínas de Roma iria à Terra da Rainha, para conhecer seus imponentes castelos...

Mas não é que esses dias descobriram que há castelos Medievais no Brasil!? Não é que o corregedor da Câmara dos Deputados Edmar Moreira (DEM-MG), tem um bangalô nesse estilo, lá em Minas Gerais. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, “além da ostentação em relação à construção, o corregedor é acusado de não ter declarado a propriedade como sendo sua à Justiça Eleitoral. Segundo ele, apesar de ter construído o castelo entre 1982 e 1990, em 1993 repassou a construção para os filhos Leonardo e Júlio Moreira. Por essa razão, o deputado disse que não incluiu a propriedade nas declarações”. “A construção está à venda por US$ 25 milhões desde o início da semana. Em decorrência do escândalo envolvendo o castelo, o DEM pressiona Moreira a renunciar ao cargo na Corregedoria Geral da Câmara.

Em andanças pelo blog do meu amigo Neto, leio reportagem em que o Presidente do STF Gilmar Mendes revogara parecer que todo preso poderia aguardar em liberdade seu julgamento. Tal ditame não foi recebido bem nem pelos seus próprios pares, pois, em resumo, ninguém mais seria preso neste País.

Esse Brasil é algo a ser estudado... Nos EUA, Obama nomeou a duras penas seu Secretário do Tesouro (algo como Ministro da Fazenda), por quê o mesmo não pagou o Fisco Americano por um determinado tempo e não declarou acolhimento profissional de uma Mexicana que estava ilegal lá. Inda por cima, outros dois nomes foram recusados por acusações similares ao do “Tesoureiro” e o Presidente pediu desculpas públicas assumindo toda a responsabilidade. Quanta diferença, não é mesmo? No caso do Corregedor, estão tentando dar-lhe ”uma saída honrosa”, votando projeto de resolução de Raul Jungmann (PPS-PE) que prevê que o corregedor e outros três corregedores substitutos sejam designados pelo presidente da Câmara, a cada dois anos.

Já no Judiciário... Há tempos que a Casa Judiciária advoga em nome dos Poderosos. Nunca antes na história deste País (né não Lula?), os ricos tiveram tantas regalias como o não uso algemas e coisa e tal. O judiciário brasileiro é lento. Segundo pesquisas, há processos nas grandes capitais com mais de 20 anos de tramitação.

O caso do dono do Castelo e de Mendes é a clara demonstração de onde chegou esse Brasil. Cazuza já questionava, “Brasil, mostra a tua cara! Quero vê quem paga, pra gente ficar assim”. Quem paga é o povo! Mas, como diz o velho deitado, “o povo têm os governantes que merecem”. Com a reeleição de Lula à custa do Bolsa Miséria, a “Corrupção LTDA” foi institucionalizada! Que ela sempre existiu isso é fato inegável, mas hoje, não há mais o “pudor” de outrora. Roubasse na cara dura e não tão nem aí, pois “o povo heróico de brado retumbante” está ocupado demais assistindo o BBB, esse programa tão educativo, salutar e inteligente (salve, salve Bial e Globo por nos oferecer o que há de mais interessantíssimo no mundo do entretenimento), não podem desgrudar o rabo da TV e discutir um pouco que seja, essa coisa tão chata mais indispensável à vida de qualquer reles mortal que é a política.

Por fim, quando vinha para a lan house publicar esse texto idiota, não pude deixar de ouvir um casal de senhores que caminhavam a minha frente que discutiam o caso da italiana Eluana Englaro, que está a 17 anos em estado vegetativo e a família iniciou a Eutanásia. O 1º Ministro Italiano entrou na parada, e mandará projeto de Lei no Senado de lá proibindo a retirada de alimentação e hidratação de pacientes.

Sabem o que mais acho “engraçado” nisso tudo? É que aquele velho deitado que diz, “pimenta nos dos outros é refresco” é a mais pura verdade! Esses hipócritas não vêm o lado da família, que há 17 anos sofre com tal situação. Em nome de uma religiosidade forçada, de uma moral enraizada em dogmas, preconceitos e idiotices, negam a vida a essas pessoas. Sim! Pois os familiares cuidam de uma moribunda, que há 17 anos não está mais nesse plano espiritual. Os que reprovam a Eutanásia justificam-se alegando casos em que pessoas em longos comas já recobraram a consciência. Isso é um fato, mas aí vem a pergunta: e se não recobrar os sentidos? E aí, como é que faz? Maridos, esposas, mães, pais, filhos, se dedicando a um corpo sem alma. Há um “pedaço de carne” (perdoem a expressão), sendo que estes terão perdido boa parte de suas vidas em vão. Acordando e dormindo com a frustração de que o (a) cidadão (ã) não acordou e provavelmente não acordará?

Na Bíblia diz que “tudo tem seu tempo”. Confesso-lhes, às vezes questiono essa passagem bíblica, ao menos com relação ao pensamento humano. Os três casos estão interligados exatamente aí. O brasileiro tem de entender de uma vez por todas que deve ter responsabilidade para com esse País, e tudo que lhe diz respeito. E o indivíduo, seja ele Brasileiro, Italiano, Iraquiano... Deve entender que atitude conservadora não nos leva a lugar algum, e que a divisa entre certo e errado está exatamente em nos colocar no lugar do outro.

A conclusão que tenho muitas das vezes é que Deus deveria ter dado o dom da inteligência aos cachorros, não a nós. Eles são leais, amigos e companheiros, bem diferentes de nós. Egoístas, tacanhos, provincianos, descompromissados, enfim... DO CASTELO A EUTANÁSIA. PÁRA O MUNDO AÍ, EU QUERO DESCER!!! (Isso daria uma belo enredo de escola de samba, né não?).

(12) Comments

  1. Jairo Borges said...

    Daniel, acredito que estas questões muito discutidas pela sociedade atualmente são extremamente de cunho pessoal e cabe a cada familia decidir ou não o tratamento, se o governo ñ concorda que assuma as responsabilidades, mais não, se contentam apenas em roubarem o dinheiro público e não se aterem aos reais problemas da população!

    Ótimo post msm Daniel, agora cá entre nós, enredo de escola de samba! Espero q tenha sido um comentário irõnico, jah q estamos num post q trata exatamente da alienação da nossa população!

    9 de fevereiro de 2009 às 01:15
  2. Edgar Borges said...

    ô, mais tem rei que só no Brasil. ACM era o da Bahia. Roberto Carlos é da música. Pelé o do futebol. todo mundo é rei e todo mundo tem mais de um olho.
    abraços.

    Edgar Borges
    www.edgarb.blogspot.com

    9 de fevereiro de 2009 às 17:03
  3. Marcela said...

    Eu fico a seu favor em cada letra e vírgula! O Brasil é o que é porque o povo, desde de sempre, se rende à elite, aos governantes e não 'mostra a cara para ver quem paga'
    E ah, todos os outros assuntos desse e dos outros textos sempre colocam minha cabeça para funcionar e perceber o como a gente tem que melhorar em tanta coisa!
    Baaci Daniel!

    9 de fevereiro de 2009 às 17:12
  4. Lugirão said...

    Daniel, excelente teu texto.

    Uma réplica perfeito do original, uma bela obra, isso é fato.

    Quanto ao resto nem vou comentar, você já disse tudo.

    Boa semana , beijos

    9 de fevereiro de 2009 às 18:27
  5. Anônimo

    Caraca Daniel. Suas veias estão pulsando ae?

    Senso de justiça, de mudanças, de gritos e soluções. Temos que acordar os sentidos de quem lê e passar esta energia pra frente.
    Isto aí Rapaz...
    Qdo eu crescer quero ser igual a vc hehehe...

    Beijo

    9 de fevereiro de 2009 às 23:23
  6. A Itinerante - Neiva said...

    Daniel,

    Indignação faz bem à alma, mesmo que os motivos não o façam. :DDD

    Beijos

    10 de fevereiro de 2009 às 01:00
  7. Anônimo

    Completamente certo.

    É impossivel ter um povo desenvolvido, esperto e consciente, que viva bem e pense bem se eles preferem gastar seu "precioso tempo" para assistir na tv esses aos bbbs da vida.

    Orientação já!

    10 de fevereiro de 2009 às 11:08
  8. Isa Discacciati said...

    Daniel.
    Ontem,lendo o Corriere della Sera, nao pude me emocionar com o comentario de um leitor que dizia mais ou menos assim: "Eluana,quando voce teve o acidente, eu tinha 12 anos.Hoje, tenho quase trinta,vivi,ri,chorei,me emocionei,senti o vento na minha cara.Voce nao!..é justo que descanse em paz"
    O assunto deveia ser discutido SIM no programa Matrix e o Big Brother nao deveria ter sido mais importante.Se a coisa divide até mesmo o primeiro ministro do presidente...Puxa...a ignorancia desse povo envergonha.Parabéns pelo txto. Excelente

    10 de fevereiro de 2009 às 15:16
  9. Renata Carvalho Rocha Gómez said...

    FABULOSO SEU TEXTO, FABULOSO

    10 de fevereiro de 2009 às 21:09
  10. Geraldo Brito (Dado) said...

    No Brasil há castelos e muitas coisas mais que ainda não foram descobertas...

    10 de fevereiro de 2009 às 22:28
  11. . fina flor . said...

    também sou fascinada pelas histórias do rei Arthur, querido

    beijos,

    MM.

    11 de fevereiro de 2009 às 00:33
  12. Unknown said...

    Daniel qm me dera visitando esses castelos na Inglaterra...so na europa que vemos o que foi9 preservado...local de gravaçao de varios filmes.....

    abraçao

    11 de fevereiro de 2009 às 12:12