CHANGE

Posted by : DANIEL MORAES | 20 janeiro, 2009 | Published in

A mais ou menos quarenta anos atrás a segregação racial era Lei em todo o Sul dos E.U.A. Nessa época, brancos e negros não podiam ficar no mesmo lado da calçada, nem estudar juntos, ir ao cinema ou fazer necessidades básicas num mesmo banheiro. Nesse tempo um Pastor iniciou a luta pacífica pelo fim do racismo, discursando para milhares de pessoas e suas palavras se eternizaram, em particular, o trecho em que afirma ter um sonho, que suas duas filhas fossem julgadas não pela cor de sua pele, mas sim, pelo seu caráter.

Há quarenta anos o que ocorreu hoje era inimaginável! Um negro descendente direito de uma tribo Africana, Presidente dos Estados Unidos, maior potência do Mundo. Hoje, 20 de janeiro de 2009 entrou para os livros de História, pois pela 1ª vez um negro tomou posse como supremo mandatário do E.U, e por quê não dizer, do Mundo.

Barack Obama se tornou o 44º Presidente Americano e sua posse está cheia de simbolismo. O maior de todos é o fato de ser um negro, e isso se tornou grandioso, já que, acaba definitivamente com a idéia de superioridade de raça que tanto fez mal as pessoas de cor não só da América, como do mundo inteiro. Aliás, o Mundo possui uma dívida moral com essa gente que jamais conseguirá ser paga.

W. Bush entrega um País extremamente fragilizado economicamente, com um déficit de um trilhão e trezentos milhões de dólares, em recessão crescente, desemprego em massa, com duas guerras por resolver, o Oriente Médio se comendo, dentre tantas outras coisas. Esse Texano entrará para a história como um Presidente desastrado, truculento, que inventou Ozama, (este que pôs abaixo o maior símbolo do poder capitalista que eram as Torres Gêmeas), invadiu o Iraque, transformando aquele país numa anarquia geral, já que ficou mais que constatado que Sadan foi um ditador sanguinário, porém, era o único capaz de dar o “mínimo de ordem ao local”.

Foi irresponsável e negligente para as questões naturais, recusando-se a assinar o Protocolo de Kioto, e teve como resposta da natureza, o maior acidente natural Americano que foi o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans (o berço sagrado do Blues e Jazz), mostrando-se incapaz de tomar decisões rápidas e racionais, renegando o Estado a sua própria sorte, demorando a dar socorro às vítimas e iniciando a reconstrução do lugar meses, muitos meses depois...

Deixou que a especulação imobiliária chegasse a um nível tão descontrolado que o resultado não poderia ser outro, quebradeira geral, recessão, desemprego e uma crise que toma corpo, e cada dia mais se parece com a Grande Depressão de 1929, afetando a economia mundial. Saí com o maior índice de desaprovação da história republicana americana, quase levou sapatadas e sarcasticamente, deixa como maior espólio seu sucessor, que acabou virando “salvador da pátria” e Bush, em seu discurso de despedia reconheceu que era bem mais interessante “os sonhos do futuro que as lembranças do passado”.

W. Bush vai sem deixar saudades e Obama chega carregando consigo a esperança não só dos Americanos com do Mundo inteiro. Muito se espera do Cientista Político e Advogado (formado nas duas maiores Universidades daquele País), que foi líder comunitário, Senador e agora Presidente, que precisará dar novos rumos à econômica, têm de resgatar a confiabilidade internacional destroçada pelo seu antecessor, enfim... Precisa fazer-se o líder mundial que todos esperam, transformando a “Obama Mania” em ações concretas, fazendo do seu slogan de campanha um ideário, “sim! Nós podemos”.

(11) Comments

  1. Anônimo

    Não podemos ser julgados por cor da pele, etnias, sexo ou cultura, raças...enfim. Somos seres humanos capazes de ser o que simplesmente somos. O tudo e o nada. Lado a lado...Eeeeee falando nisso vai lá que este eu escrevi com vontade duplaaaaaaaaa....quero sua opinião....

    http://valeartenaveia.blogspot.com/

    Beijo

    20 de janeiro de 2009 às 23:36
  2. Jairo Borges said...

    Pois é acredito que Obama é um ideário sim, senão não chegaria aonde chegou, porém acredito mais do que nunca meu, o loko, que ele será um homem de decisões fortes, r´apidas e eficiêntes e não um demagogo tal qual Clinton.
    Abç
    Tem post de Obama no invariavelmentevariavel também!

    21 de janeiro de 2009 às 01:22
  3. Paula Barros said...

    Esperanças são muitos. Agora é torcer e aguardar. Espero que seja bom para todos.

    abraços

    21 de janeiro de 2009 às 09:31
  4. Anônimo

    Nessa época que havia a divisão entre brancos e negros, uma senhora negra que trabalhava num bairro aqui de Miami e morava em outro, precisava atravessar uma ponte para chegar ate sua casa. Mas os negros eram proibidos de fazer a travessia depois das 18h. Nessa tarde, a senhora saiu alguns minutos atrasada do trabalho e um policial barrou sua passagem na ponte, então, nessa noite, ela teve que dormir na rua.

    Há muita esperança depositada em Obama, espero em Deus que em seu tempo de mandato ele consiga solucionar essa crise que afeta a todos.

    Beijão

    21 de janeiro de 2009 às 12:32
  5. Jairo Borges said...

    PASSANDO SÓ PRA AVISAR Q FIZ POST NOVO NO NOSSO BLOG MUSICAL!

    21 de janeiro de 2009 às 20:03
  6. Unknown said...

    Daniel...

    brigado mesmo...

    sobre seu post...to vendo que esse presidente tmb maçom vai ajudar o nosso mundo...o que ele começou a fazer a partir de hoje ja da mais credito e credibilidade....mudanças rapidas nao aconteceram..pq ele é negro e negro ao passado nao lembra coisas boas..ele sabe do sofrimento e cada um....é apostar mesmo e nao deixa o poder subir mesmo...

    grande abraço

    21 de janeiro de 2009 às 20:07
  7. Anônimo

    eu akredit k ele pode ser kapaz d mudar mt koisa... vai demorar tempo, porque nem mesmo ele faz milagres mas, se chegou onde chegou é com muito mérito e potencial...
    n me parece k a kor dele seja um intrave... mt pelo kontrario...o k interexa é os ideais dele...
    eu akredito k ele pode fazer a diferenxa =)
    e é bom alguem saber k um dia alguem sonhou, e exe sonho finalmente se realizou =)
    bjs bjs

    21 de janeiro de 2009 às 21:40
  8. Unknown said...

    Acredito nas mudanças...
    senão o que seria da esperança ?

    mais uma vez um assunto bem abordado.

    bjus

    22 de janeiro de 2009 às 15:06
  9. Unknown said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    22 de janeiro de 2009 às 15:06
  10. Alessandra Castro said...

    Creio que obama é antes de tudo humano. As pessoas estão eskecendo isso.

    22 de janeiro de 2009 às 20:00
  11. Camilla K. Boyle said...

    Tenho fé no Obama, mas a verdade é que não é ele que faz sozinho a América e existem muitos interesses por trás que já são mais antigos que administração Bush. Há que ter esperança que ele cumpra o que se compromoteu, mas a verdade é que, pelo menos, vamos poder respirar paz durante algum tempo. E mesmo que ele não cumpra metade do que promete, para a História ele já entrou =)

    Beijos e boa semana

    27 de janeiro de 2009 às 21:50