ESTADO? DE DIREITO?

Posted by : DANIEL MORAES | 10 julho, 2008 | Published in

Vem cá, uma pergunta: - O que é um Estado Democrático de Direito? Segundo a Wikipedia, “O termo Estado democrático de direito conjuga dois conceitos distintos que, juntos, definem a forma de funcionamento tipicamente assumido pelo Estado de inspiração ocidental. Cada um destes termos possui sua própria definição técnica, mas, neste contexto, referem-se especificamente a parâmetros de funcionamento do Estado Ocidental moderno”.

A pergunta é, que Estado? O Brasileiro? Pegunto isso, pois mais uma vez uma tragédia de comoção nacional é assunto de jornais e rodas de bate papo. Após mais uma ação desastrosa da polícia (polícia?) do Rio de Janeiro, após uma perseguição a bandidos, uma mãe e duas crianças são alvejadas, sendo que o menino de três anos foi atingido com uma bala na cabeça morrendo na hora. A mãe, num ato de desepero joga a bolça de uma das crianças pra fora, sinalizando que havia menores lá dentro, mas não adiantou.

Outra pergunta, de quem são as culpas? Sim, pois há três culpados aí. Os primeiros, são os políciais (políciais) que fizeram essa merda toda. Não obstante a essa cagada, alguns dias atrás, militares que estão executando obra eleitoreira do Bispo candidato a Prefeito do Rio, conduziram alguns joves para morte, entregando os mesmos ao chefe do morro, afim de pregar-lhes um “susto” como disse o capitão que ordenou tal ato (legal foi a resposta do Juiz: - Bandido não obedece as ordens do Estado, vai obedecer você?).

Outra pergunta (não se assuste, será um texto cheio de perguntas!): Como cidadãos (cidadãos) desse passam numa cademia de policia? Que tipo de preparo tais animais (é, são animais!) tem para tal função? Médico, piloto de avião e policial (policial, na acepção da palavra) não pode errar! São três profissões que não se admite erro!

O segundo culpado, e mais uma pergunta (de novo? É, de novo!): O que é são esses Governantes do Rio de Janeiro? Família Garotinho e agora Sérgio Cabral? Quem são e pra quê serve essa estirpe de Gestores Públicos (Gestores Públicos?). O que o povo do Rio de Janeiro está fazendo para fiscalizar as ações de seus políticos? O que o povo brasileiro faz para fiscalizar seus políticos?

Terceiro culpado – O que é o povo brasileiro? Um povo heróico, do brado retumbante?

Sabe quem é o maior culpado dessa tragédia com esse menino; do garoto arrastado bairro a fora; da adolescente de 14 anos, que nunca tinha saído desacompanhada na vida, e quando faz isso morre atingida por uma bela perdida (ou será, bala inresponsável?)? Sabe de quem é a culpa disso tudo? Nossa!

Quem ajuda a Globo a pagar as dívidas, assistindo ao BBB, um programa inútil que leva do nada a lugar algum? Quem vende seu voto por R$ 50,00, um milheiro de tijolo, madeira ruída ou Bolsa Miséria? Quem faz o Estado?

Esse garoto infelizmente será mais um! Entrará nas estatística de criminalidade; será mais uma soma, um que se juntou a tantos outros Brasil a fora. É triste vê um pai clamando por justiça; é difícil pra mim saber que uma criança morreu, e assim, de uma forma trágica. Nada justifica a violência, mas um adulto, se morto pela bandidagem ao menos viveu! Mas o que aquela criança mereceu para que isso acontecesse?

Esse é um ano político; tá na hora de pararmos e pensarmos no que queremos para nós e para as gerações futuras. Já é mais que o momento de passarmos a ser cidadãos de verdade! De votar direito, de exigir nossos direitos!

Sempre falo a amigos meus, que metade do que acontece nesse País, fosse em outros países, o Estado já teria ido a baixo! Aí, volta e meia um responde: “Mas as intituições funcionam” E eu respondo: “Que instituições?”; o judiciário é mais lento que uma tartaruga, executuvio e o legislativo são uma máquina de corrupção.

Enquanto não mudarmos nossa forma de pensar, as coisas vão daí pra pior. Hoje é o filho do taxista, amanhã pode ser um dos nossos ou nós mesmo (Deus que nos livre disso, mas é uma realidade a se considerar).
EXTRA:

E O Arroto resssucitou com tudo. O fiz ontem (09/07/2008) e hoje (10/07/2008) já tivemos três post. Queria agradecer demais a racional Lúcia Girão (Lugirão), a minha querida Iara Alencar, as geniais Paula Barboni e Flávia Brito, minha querida e talentosa luso-brasileira Camila Boyle e minha doce Rívea Duarte por terem aceitado de bate e pronto o convite. Passei convidando todos em seus blogs, e quero aqui ratificar o convite. Desde já agradeço a deferência daqueles que não aceitarem, e convido todos a arrotar vez e quando. Acredito muito em blogs coletivos, pois a junção de vários pensamentos é algo fantástico e indescritível. Com um dia já foram 141 acessos e isso me deixa muito feliz e honrado. Quem quiser participar, deixe seu e-mail aqui que eu mando convite de acesso. Valeu mesmo!

Aos remanescentes do “O Arroto original” – Vocês ainda estão lembrados da idéia do 1º Grande Encontro Blogueiro? Pois é, a MYPAGE através da sua funcionária Claudia de Paula respondeu aos vários e-mails que mandei a administração do Click 21, agradecendo pela dica e afirma que estão verificando a proposta. Sei não, sei não... Vá que eles topem! Fazer figa nunca é demais!

Bom final de semana a todos.

NO VÍDEO: Titãs – Polícia.



Por: Daniel Moraes

(0) Comments