BBB - BIG BESTEIRA BRASIL

Posted by : DANIEL MORAES | 21 julho, 2008 | Published in

“A programação existe pra te entreter / Pra você não perceber que o programado é você!” (Gabriel o Pensador – Até Quando Você Vai Levando Porrada?).

É público e notório a minha total e completa repulsa pelo programa mais afamado, debatido, idolatrado salve, salve (né não Bial?) do País chamado Big Brother Brasil.

Primeiro, em nível de programa (se é que aquilo se pode chamar assim), é uma fórmula já sabida por todos, que não apresenta nenhum tipo de novidade empolgante, que tem a finalidade clara de arrecadar dinheiro para pagar as já estupendas dívidas da TV Globo. Um bando de babacas gastam crédito de celular ou ligam de telefone fixo (e todos sabem que a telefonia brasileira é uma das mais caras do mundo) pra eliminar e no fim, eleger o ganhador de um prêmio de um milhão de reais. Pergunto: - Qual é a graça desse programa? O que de útil anexará a sua vida? O que você aprende vendo aquilo? Pra mim, grande parte das pessoas que assistem a esse programa são ALIENADAS! É o retrato fiel da decadência de nossa sociedade. Mas vamos por parte, como faria o Jack.

Dia desses no blog da Tássia (recomendo a vocês todos que me lêem, a dar uma olhada no material dessa gauchinha. Além de escrever muito bem, todos os seus textos são polêmicos), deparei-me com esse texto intitulado Certas obrigações que nós mesmos nos impomos, onde a mesma relata que nos ônibus voltando da aula, escuta um bate papo de uma cidadã que estava na poltrona da sua frente, e que num determinado ponto da conversa, a mesma diz a amiga com que conversa que quando chegar em casa, verá o BBB e que somente depois (me ouviram, no caso, leram?!) fará o dever de casa. Pode uma coisa dessas? A menina elegeu o programa como prioridade, e somente após o fim do mesmo, é que ela iria fazer sua tarefa; agora eu pergunto: - Isso é ou não é alienação? O que esperar de uma sujeita que coloca os estudos atrás de uma programação televisiva? Fico pasmo em época de BBB; não se fala mais nada se não nesse nefasto besteirol! É nos bares, nas filas, nas escolas, nas rodas de amigos... Esse tsuname BBB que toma conta desse País, como se não houvesse mais nada o que discutir ou fazer.

Esse BBB8 achei uma coisa interessante. Minha mãe é assídua telespectadora do programa “Mulheres” da Rede Gazeta de TV; quando tem O Big Besteirol, Mama Brusqueta comenta. Tudo que é referente à BBB não entra lá me casa, minha mãe também detesta, segundo palavras da mesma “um programa que só idiota assiste e ainda paga (referindo-se as ligações de paredões) pelo atestado de burro”. Esse ano, pelo o que entendi, houve desconfiança do público com relação ao programa, onde muitos acharam que era cartas marcadas para uma tal de “cajuína” ganhar, pois segundo a Mama, a referida cidadã teve um caso com o Presidente da Endemol, inclusive, tendo ganho uma tal de “Ilha da Sedução”; Brusqueta dizia que o público tinha eleito como favorito o tal que ganhou, mas parece que a edição do programa tava privilegiando a gata. Por que relato isso? O Gil sustenta a tese do Metabloguismo, em que os blogs deixam de ser os meios, e passam a ser os alvos dos debates. Parece que a blogaria aficionada pelo programa, se juntou e quase que põe a baixo o principal programa Global, fazendo post, mandando cartas para a emissora, tentado descobrir se havia farsa ou não no jogo; coincidência ou não, o xodó do público venceu o programa.

Apesar dos protestos da minha mãe, ficava assistindo todo o comentário de Mama Brusqueta sobre o BBB só por causa das notícias da movimentação blogal por sobre o besteirol; e era quando eu me perguntava: esse povo não tem mais nada interessante pra postar não? Outra pergunta: Será que grande parte desses blogueiros sabem que modelo de regime político rege o Brasil? Será que eles escreveram uma linha sobre a anarquia que está mergulhado o Rio de Janeiro? Que tipo de conversa essa povo tem?

Não estou aqui pregando o preconceito ideológico, mas em tempos de uma sociedade cada vez menos preocupada consigo, em que a música do momento se chama “Creu”, em que todos olham passivos os desmandos políticos, em que o judiciário mostra a sua face segregadora, dando privilégios aos ladrões de colarinho branco, que jamais os ladrões de galinha terão, enfim, em tempos de total falta de cidadania, é impressionante vê o poder de mobilização que pode haver em cima de um programa. Já imaginaram tamanha organização blogal reivindicando um posicionamento do Governo do Rio com relação a Segurança pública? Ou mesmo, mudanças imediatas na Lei Eleitoral?

Tempo desses a Iara fez um post falando de greve; respondi que grande parte daqueles que estão associados em Instituições de Classe mal sabem o Regimento Interno das mesmas, que dirá seus direitos, dando guarida a politicagem; finalizei o comentário afirmando que enquanto esse povo ficar vendo BBB, as coisas ficarão como estão. Lugirão e Iara comentaram meu comentário dizendo que não eram alienadas e assistiam ao programa. Pois bem, elas são à exceção da regra! O BBB é um desserviço à população, alienando as pessoas. Uma pessoa pode até ter informação, mais informação sem ser repassada não vale muita coisa. Para formar BOA OPINIÃO, é preciso deixar de valorizar esse tipo de CULTURA INÚTIL e darei exemplo.

Dia desses fui jogar sinuca com um amigo meu, num bar estilo “bar de esquina”, aqueles do tipo “cachaceiro”. Lá, tive a sorte de encontrar um antigo professor de Física do 2º ano médio. Enquanto jogávamos surgiu o papo da importância da educação; a conversa ficou entre meu antigo professor, meu amigo e eu. Vejam só como são as coisas. Tinham no bar mais ou menos cinco pessoas; quando o debate começou, sem perceber veio vindo mais pessoas, que iam ali comprar alguma coisa, e ouvindo o papo, pararam para ouvir. Cerca de meia hora depois, o que se viu foi uma conversa em alto nível em três pessoas, e um monte de gente ouvindo atentamente o debate. Agora você me pergunta: E dái? E daí meu camarada, que esse é o bom debate! O que vale a pena ser debatido, esmiuçado... O conversa que leva a informação e a troca da mesma, multiplicando cultura e saber! Boa parte das pessoas que estavam ali nos ouvindo, não tinha grande saber escolar. Percebam a BOA OPINIÃO FORMADA! Pergunto: Será que grande maioria que assiste ao BBB faria isso? Esse programa fomenta A MÁ OPIINIÃO, aquela que não agrega, não tem valor, não acrescenta nada a pessoa.

Sei que há pessoas de informação e alto nível cultural como Iara e Lugirão que assistem a esses besteirol, mas a questão toda é que esse programa cega as pessoas às questões que realmente interessam. Não peço que todos debatam política vinte e quatro horas por dia, mas deixar um trabalho escolar pra depois para assistir esse programa é ralado! Defender esse programa é dar valor a cultura inútil!
Assisto O Pânico Na TV, Chaves, Chapolin Colorado e a desenhos animados constantemente, mas não deixo minhas prioridades, para assisti-los, além dos mesmos terem uma finalidade que é de fazer rir. Cultura, informação, inteligência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

EXTRA:

O Arroto tem três novos post: Paula, Lugirão e Mayara. Vale a pena ir lá e lê-las.
O Blues na Veia tem Rita Lee.
A Casa do Poeta tem texto da Sônia Pallone sobre o dia do amigo.
Feliz dia do amigo atrasado a todos.

NO VÍDEO: Titãs – Televisão.



Por: Daniel Moraes.

(0) Comments