O VOTO NULO

Posted by : DANIEL MORAES | 17 agosto, 2009 | Published in


E mais uma vez eu pergunto, o que é o “povo brasileiro”? Um povo “heróico do brado retumbante”? Tá mais fácil sermos um bando de babacas, influenciáveis e sem qualquer tipo de compromisso, não com o País, mas conosco.

Isso ficou bem evidenciado nesta semana que passou, quando mais um de nossos “amados políticos” afirmou está “se lixando para a opinião pública”. No plenário, tentou se justificar, mas como diz o velho deitado, “a emenda saiu pior que o soneto”.

Acredite, o mesmo tem razão! Quem é que elege esse bando de corruptos? Quem é que se vende por causa de Bolsa Miséria, R$ 100,00, telhas velhas ou madeira podre? O atual momento do brasileiro é um do mais horrível. De certo e efetivamente que gozamos da democracia. Durante muito tempo, acordos políticos e golpes nortearam a vida do Brasil.

Hoje, num tempo pseu-democrático grande parte das pessoas “estão nem aí para política”. Em épocas de O Arroto MYBLOG escrevi um texto em que afirmava que só um golpe para pôr o Brasil nos eixos. Tal iniciativa teria de ser dada por um civil, a fim de arrumar as coisas. Sei que parece ser utópico, mas só sendo assim.

As ditas “instituições” estão inoperantes! Judiciário lento, precisando de um novo gás e sendo presidido por um senhor que advoga para os poderosos. Legislativo e Executivo mergulhados em corrupção, inoperância administrativa, fazendo do erário público cada vez mais privado.

Todavia, em tempos de crise é que devemos fazer um esforço e enxergar “uma luz no fim do túnel”. O ano que vem é ano político, e as armações e conchavos já estão sendo feitos. A doença da presidenciável Dilma já está sendo usada para fins políticos. PSDB acessa para uma conciliação dos dois presidenciáveis. PMDB já está gritando, “quem paga mais”; e nós estamos no meio. A questão é, o que você vai fazer?

Após o escândalo do Mensalão (ainda lembra o que foi isso?), foi lançada uma campanha pelo voto nulo. Segundo as leis eleitorais, se numa eleição tiver 50% + 1 de votos nulos, o certame é cancelado.

Tal atitude é uma saída bastante interessante (pelo menos para mim!). Seria uma forma bem interessante de protesto e de rever as coisas. Imaginem a eleição presidencial ser cancelada por voto nulo. Seria uma forma bem interessante de mostrar a esses corruptos que não estamos satisfeitos, e queremos uma reforma ampla.

Já foi cogitada uma “mine-reforma”, introduzindo a voto em lista. Isso seria o maior golpe contra o resto de direitos que temos. Imagine a lista de candidatos do PMDB? Estariam em primeiros na lista a patotinha, corrupta e imoral. O voto em lista acaba com o resto de possibilidade de mudança no atual quadro político e perpetuaria uma linha de corruptos que acabaria com tudo.

Por isso, é que eu prego O VOTO NULO com a única e real alternativa de tentar mudar esse quadro de lama e imoralidade que se encontra essa pseudo-república. E você, vai aderir a essa idéia?

(7) Comments

  1. PR Iuris said...

    Bem, como eu já lhe disse em algum comentário de post, eu já aderi.
    Concordo com tudo que falou. Ou a maioria se une com sua alternativa legal e inteligente, ou tudo sempre será uma "troca de poder" onde se deposita um monte de esperança para depois se decepcionar ainda mais.
    Beijo grande.

    18 de agosto de 2009 às 01:32
  2. Blue said...

    Concordo com o texto. Voto nulo pode não ser a solução, mas será uma forma de protesto.

    Abraços

    18 de agosto de 2009 às 08:04
  3. meus instantes e momentos said...

    o Brasil é impressionantemente tão pobre de honestidade e escrupulos.
    Que mesmo votando em alguem, voce vota numa nulidade total.
    Mas te dou razão, que se vote nulo, vamos tentar evitar dar emprego aessa cambada de ladrões...
    Maurizio

    18 de agosto de 2009 às 17:52
  4. Neto said...

    Daniel, eu até votaria nulo se tivesse a certeza de que esses votos não vão ser aproveitados por certos partidos para elegerem outros ladrões.

    Mas concordo em genero, número e grau com o que você disse. E é por isso que amanhã vou botar a boca no mundo aqui também.

    Abraços e até lá!

    18 de agosto de 2009 às 20:34
  5. Anônimo

    Revolucionários? Não.

    Algo mais além e melhor...

    Vou espalhar esta idéia e quem quiser que vote nulo.

    Assino em baixo...

    Bjoka

    18 de agosto de 2009 às 21:00
  6. Cadinho RoCo said...

    Estou em plena sintonia com sua linha de pensamento no que refere-se ao voto nulo, para que não compareçamos com nenhuma contribuição ao que temos hoje no cenário político brasileiro e a esse processo eleitoral falido, corrompido, vendido.
    Cadinho RoCo

    19 de agosto de 2009 às 13:31
  7. Solange Maia said...

    Protesto com você !!!

    beijão

    20 de agosto de 2009 às 14:09