CORRUPÇÃO E POLÍTICA ANDAM LADO A LADO:

Posted by : Val e Arte na Veia | 13 agosto, 2009 | Published in

Acho que não é novidade para nenhum cidadão José

Resolvi dedicar o primeiro post ao tema bomba mais atual desta década que nos cerca de dúvidas, revolta, indignação... Justamente para abrir debates, questões, trazer o bom senso de cada cidadão sobre como agir ou pensar.

Não temos como fugir da política há quem goste de falar, outros detestam, mas o que realmente vale ter consciência é que política faz parte da lei da sobrevivência de cada ser humano.
Existe uma política dentro de cada relação construída: esta em sua casa, na casa do vizinho, no pão que você compra na padaria ou no remédio que você precisa (para cura de uma tal gripe que surgiu da onde mesmo??? Talvez do laboratório de algum químico inconseqüente!!?)...
Esta tal ‘’politicagem’’ vive na mídia (principalmente) onde somos influenciados ou programados para acreditar, existe um completo e perigoso jogo de interesses. Chegamos a um ‘’estado’’ em que senadores perdem a linha nos tribunais da justiça, em que uma emissora atinge a outra em busca do poder, na audiência, camuflando a verdadeira intenção, fazendo com que o receptor acredite que exista uma preocupação com a sociedade.
No fundo quem vale mais ou quem vale menos, o ideal não é o mesmo?
A rede globo é líder em audiência, viveu apoiando a ditadura, sempre envolvendo a política em seus negócios. Enquanto isto a rede Record vem crescendo de um tempo para cá, trazendo inclusive profissionais da globo, e quem comanda a emissora é um líder religioso ‘’Edir Macedo’’ que esta sendo acusado de corrupção, lavagem de dinheiro com a grana dos fieis da ‘’Universal’’.
A globo levanta acusações sobre a Record e a mesma se defende atacando a Rede Globo, esclarecendo que o acesso a investigações foram ilegais e que a mesma tem ‘’receio’’ de perder a liderança e blá, blá, blá... Os projetos sociais para abafar o caso aparecem da telinha da Record e os fies funcionários da comunicação acreditam que jamais ocorreria um fato destes..

Confuso né gente, onde esta a população nesta história?

Nos investimentos, nas lavagens, na politicagem e nos lucros de cada um.

Sempre ouvi de jornalistas que é fundamental ouvir as duas partes, os dois lados da história. Ele precisa disso para escrever com bom senso e ética. Mas nestes fins de tempos onde encontramos a tal ética, quem tem moral e respeito se chegamos a este nível?
Prefiro não expor o que eu penso, deixo que cada um tire conclusões a respeito do que escrevo. Sejam a favor ou contra, mas tirem a conclusão de vocês.
Certo ou errado, anjo ou demônio, quem roubou menos ou mais? Não importa!
A diferença é que sem perceber somos donos da situação ou somos controlados por ela.
Mas quem financia tudo isso é a população minha gente. Somos nós cidadão trabalhador.

Para finalizar, encontrei em meus papeis perdidos uma entrevista com Stuart Gilman – cientista político americano, que estuda a possibilidade de evitar que as pessoas pratiquem ações indevidas em troca de dinheiro, sua missão é coordenar os programas de combate ao problema. A matéria é antiga, mas o tema atual e achei interessante deixar algumas coisas que ele respondeu a imprensa para quem se interessar:

Corrupção tem remédio desde que haja fiscais qualificados, a sociedade seja vigilante e os culpados sejam punidos. É o que diz o especialista das Nações Unidas.

Países que passaram por regimes autoritários tendem a desenvolver uma cultura de corrupção maior pelo fato de serem mais fechados. Outro elemento é o grau de controle que o estado tem sobre a economia. Quanto maior ele é, mas alto é o nível de corrupção. Em terceiro lugar, nos países com alta incidência de corrupção, o numero grande de funcionários público é usado não exatamente para servir os cidadãos, mas para reduzir o desemprego. Isso resulta em baixos salários e mais tentação em roubar.
É preciso garantir que se as pessoas forem corruptas, elas serão pegas e punidas de fato.
Antes de tudo, é necessário que o combate a corrupção saia da esfera do discurso e adentre a da ação.

Corrupção não é um crime sem vitimas. Na verdade, as vitimas podem ser contadas aos milhões.

Na Albânia, fiscais responsáveis pela coleta de impostos foram submetidos a um teste de integridade. Investigou-se, ainda se o padrão de ida deles era compatível com o salário. Ao final, quase metade foi demitida. No ano seguinte, a arrecadação triplicou.

Tráfico de seres humanos e de drogas, crime organizado e até terrorismo são sustentados pela corrupção. É essencial salientar essas conexões para que não se pense:
Paguei uma cervejinha a um policial, para ele não me multar, mas que mal há nisso?

Você acredita que existe uma saída?

(10) Comments

  1. Neto said...

    Corrupção tem remédio desde que haja fiscais qualificados, a sociedade seja vigilante e os culpados sejam punidos. Concordo plenamente.

    Sabe, Daniel! Enquanto houver pessoas subdesenvolvidas neste país haverá corrupção. Este fator é intríseco ao ser humano. Minha mãe costuma dizer sempre que existem pessoas com 35,40, e até 50 anos de idade mas que, em suas trajetórias de vida, não conseguiram desenvolver os seus cérebros. São médiocres e alienados mentais - e isso é muito ruim.

    Sobre as bases da corrupção, eu lhe afirmo que, só se corrompe quem quer. Quem for fraco. Quem não tiver a consciência de seu próprio valor e nem respeito por sua origem e família.

    E vou concordar quando você vir me dizer: "Mas, Neto! O mundo foi feito, e está dividido, entre os que teve oportunidade e os que não teve"... Sei, mas ser pobre não é ser sinonimo de ser corrupto. E não ter sido educado, ou não ser bem instruído, não necessariamente significa ser volúvel, a ponto de se deixar levar pelo que não presta. Caráter vem de nascença, e isto todo ser humano tem. E mesmo que a água só corra para o mar, não acho que serviria como desculpa.

    Assim como o mau habita o ser humano (até como uma forma de defesa, que é válida), o bem também o habita. O que importa é o equilibrio e o domínio dessas forças. O que prefere?
    Pagar uma cervejinha ao guarda para não multado, ou levar um pouco de pó para uma criança cheirar? Qual a diferença nisso tudo?

    Verdadeiramente, só uma pessoa 'consciente de si mesmo' sabe. Só ela sabe.

    ps. não interprete como se fosse um comentário pra você. Não é. É apenas um desabafo de alguem que nasceu e aprendeu a valorizar as pequenas coisas - e que são boas.

    Abraços.

    Em breve, respondo a teu convite.

    13 de agosto de 2009 às 21:01
  2. Daniel

    NETO: O texto é da Valéria, não meu! Créditos a ela pelo belo texto.

    VALÉRIA: Corrupção há desde que o homem é homem, mas aqui no Brasil a coisa extrapolou. Desde de a redemocratização, que os Governos vêm ficando cada dia piores. De Collor a Lula, o País entrou numa maré de desatinos politicos e o que é pior, a população nada cada vez mais alienada, estando "nem aí para politica", deixando que isso tudo aconteça. Quanto a baixaria da globo e record, sem comentários. Bjus.

    http://contesta-acao.blogspot.com

    13 de agosto de 2009 às 22:50
  3. Cadinho RoCo said...

    O que vivemos hoje no cenário político brasileiro é resultado de um processo eleitoral falido e por isso penso e proclamo o voto nulo como instrumento eficaz para preservação da nossa integridade moral uma vez que assim não colaboramos, de maneira alguma, para legitimação de mandatos pra lá de vergonhosos. É por aí que acontece o que acontece inclusive com os meios de comunicação no Brasil, também com seus noticiários totalmente comprometidos por interesses pessoais e de cunho meramente comercial.
    Cadinho RoCo

    13 de agosto de 2009 às 22:58
  4. PR Iuris said...

    Aquela velha história de cada um fazer a sua parte, como diz a frase "Corrupção tem remédio desde que haja fiscais qualificados, a sociedade seja vigilante e os culpados sejam punidos.".

    Eu acredito em dias e tempos bonitos, mas é preciso que mais gente acredite, só assim as coisas vão mudar, pois quem acredita muda de atitude.

    14 de agosto de 2009 às 00:20
  5. PR Iuris said...

    Opa... se a Val postou hoje isso quer dizer que amanhã, sexta-feira sou eu?
    Já????
    Beijosssss

    14 de agosto de 2009 às 00:21
  6. Anônimo

    Caramba! Me perdoe, Valéria! Pelo lapso.

    Comentei aqui achando que era texto do Daniel (que falta de percepção, a minha!).

    Na verdade, gostaria mesmo era de parabenizá-la pelo excelente nível do post. Um abraço e, mais uma vez, desculpe-me!

    14 de agosto de 2009 às 08:58
  7. Lugirão said...

    Daniel, que bom que reativou o Só Pensando,

    ainda estou fora da net, entrei correndo só para te desejar sucesso...ainda passo uns 15 dias por fora de tudo, mas volto.

    Bom fim de semana.

    14 de agosto de 2009 às 10:48
  8. Bárbara Stracke said...

    Anarquia em dose única!

    bjz

    14 de agosto de 2009 às 11:39
  9. Atila City said...

    "Agora já não é normal, o que dá de malandro
    regular profissional, malandro com o aparato de malandro oficial,
    malandro candidato a malandro federal..." (Chico Buarque - Homenagem ao Malandro)

    Sabe, um tempo atrás li um livro que descorria sobre o tema corrupção, porém, ele levantava o tópico com a seguinte pergunta: A corrupção seria um instrumento de desenvolvimento?
    No decorrer das linhas deste livro o autor mostra que a corrupção é inerente ao ser humano e que é nescessária para a evolução social e politica de uma sociedade, mas o autor acho que nunca veio visitar o Brasil, se corrupção fosse de fato um fator de desenvolvimento politico social nosso país seria exemplo ao mundo inteiro.
    Mas como vivemos no país do carnaval lá vai mais um pouquinho de Chico "Apesar de você
    amanhã há de ser outro dia.
    Eu pergunto a você onde vai se esconder
    Da enorme euforia?
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir em cantar?
    Água nova brotando
    E a gente se amando sem parar...."
    Beijos menina

    14 de agosto de 2009 às 14:20
  10. Anônimo

    Gente, é muito bacana ler e saber que existem pessoas com esta fome e sede de política. Cada argumento aqui foi excelente e sem dúvidas, bastante importante. Agradeço a todos vcs...

    Um forte abraço a todos...

    15 de agosto de 2009 às 13:53