CASTELO DE CARTAS MARCADAS

Posted by : DANIEL MORAES | 12 agosto, 2009 | Published in



“Vamos celebrar nosso governo e nosso estado que não é nação...” (Perfeição – Legião Urbana).
Dizem que em momentos de crise é que podemos vislumbrar mudanças significativas, capazes de melhorar nossas vidas. Também dizem que em momentos de crise os grandes líderes emergem e nos guiam a melhores dias.

Isso em outros países, pois aqui no Brasil a coisa é bem diferente (EUA, por exemplo. Porque o Obama não nasceu brasileiro? (...)). Nesses últimos meses estamos assistindo a um verdadeiro circo de horrores parlamentar, onde o principal palhaço é o presidente do Senado, José Sarney. Segundo denuncias da mídia nacional, ele é o culpado pelos atos secretos. Nessas ultimas semanas, foi criada uma “Tropa de Choque” capitaneada pelos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello (aquele que quando Presidente, chamou Sarney do “o maior marajá do Brasil).

O palácio do Planalto está com Sarney e não abre! Aliás, “nunca antes na história desse País”, vivenciamos um governo tão corrupto. Primeiro, o caso do Mensalão (alguém ainda se lembra do que se trata?); o planalto comprou os Deputados Federais usando dinheiro publico para facilitar sua vida, reeleger Lula e fazer Dirceuzinho o sucessor do todo poderoso sapo barbudo. O resultado disso foi Lula admitindo que o PT era uma farsa e que não passavam de uma cópia fajuta do PSDB e demais agremiações partidárias.

Lula, através de seu populismo barato e a base do Bolsa Esmola conseguiu se reeleger e conseguiu subverter o Congresso ao Executivo. Sim! Pois na prática só existe dois poderes, executivo e judiciário (esse por sua vez, advoga em nome dos poderosos). Desde a redemocratização que o Planalto mete o bedelho no legislativo federal, mas nunca houve tanta interferência.

Lula não deseja a saída de Sarney do comando do Senado, pois o PMDB é peça fundamental no quebra-cabeça eleitoral do ano que vêm. O lugar de vice já está prometido (Michel Temer), e nunca os pmdbistas mamaram tanto nas tetas do Estado.

O que vemos hoje é a degradação total e completa da política nacional. Fazem-se necessárias mudanças drásticas no atual modelo político, ou senão, pagaremos um preço caro por nossa omissão. Ao vê Sarney, Collor e Renan saindo numa foto ao mesmo lado, fica claro o quanto é perigoso o momento político atual. Todas as representações feitas a José Sarney no Conselho de Ética (Ética? Conselho? Mas hein?!) foram arquivadas e os poucos nomes que se salvam naquela casa estão sendo aniquilados pelos que não prestam, como é o caso de Pedro Simom.

Aliás, este senhor concedeu uma entrevista a Maria Lídia Frandoli no programa em Questão, em que ele levantou uma questão muito certa. Pra que serve o Congresso atualmente? Não legisla, não fiscaliza, enfim, qual é a sua função? Segundo o Senador, muitos já afirmam que seria melhor fechar o congresso. O assunto é polemico, mas a questão levantada por ele faz algum sentido. Não há ninguém de representatividade forte atualmente, que tome as rédeas da situação e nos conduza a moralização política.

Está na hora de fazermos nossa parte quanto cidadão, tomar as rédeas da situação e mostrar que não aceitamos mais essa patifaria. É por isso que seu a favor do voto nulo como forma de mudança radical. Mas isso também é um assunto polemico, já que muita gente não é a favor da idéia; mas como disse meu amigo e companheiro blogal desse espaço Átila City NESSE TEXTO postado no O Arroto, “o Brasil tem muita coisa que mudar, e pequenas coisas podem fazer a diferença, temos todos consciência disso, mas ao invés de fazer algo, de mudarmos um pouquinho nossos "hábitos" de encarar política e o convívio social continuamos na mesma, reclamando, fazendo pouco caso, rindo das piadas trágicas e votando nos mesmos palhaços”.


EXTRA:

Depois de alguns meses afastados desse espaço, estou de volta e não vim sozinho. Dividirão a condução dessa Bodega comigo a minha querida amiga/irmã Valéria de Oliveira, meu achado blogal Átila City e mais dois outros parceiros que ainda estão por confirmar sua participação aqui. As postagens se forem cinco como está planejado, haverá postagem todos os dias, tendo intervalos de uma semana. Espero que gostem do novo Só Pensando.

Tem enquete rolando aqui. Vocês são a favor ou contra a permanência de José Sarney no Comando da Presidência do Senado? Até a próxima postagem.

(8) Comments

  1. PR Iuris said...

    Pois bem, vamos por parte, ok?!?!
    FEchar o Senado significa fazer uma reformulação político-jurídica, o que é muito mais complexo do que imagina e, na atual formação do Brasil, isso poderia render mais fraudes, roubalheiras, histórias do Lula de "não sei", "tudo pode", "vamos ter calma" e o Brasil se afundar político-economicamente ainda mais;

    Voto nulo é minha tese e prática há 2 eleições, comecei votando nulo em alguns, depois anulei tudo. As pessoas que afirmam que votar nulo é negar a democracia e blá, blá, blá... não sabem a revolução democrática que ele representa. Não sei se sabe, mas houve 1 eleição em que 1 município do Pará anulou mais de 50% dos votos e, como manda a legislação, as eleições foram repetidas. Infelizmente, elas foram realizadas normalmente na 2ª tentativa. Não preciso dizer que no site do TRE era difícil achar a notícia, que o Jornal Nacional falou rápido pra ninguém ouvir e que nada mais se publicou a respeito, aí eu pergunto, Por que será??????
    Rs... você e eu sabemos bem a resposta, né?!?!?!?

    Enfim, visitarei aqui. Pena que já tem 5. Eu gostei tanto que ia me "candidatar" a uma vaga.

    Beijosssss

    12 de agosto de 2009 às 22:07
  2. PR Iuris said...

    Você é generoso...
    pamrodrigues@gmail.com
    Beijos

    12 de agosto de 2009 às 22:54
  3. Paula said...

    Acomodado. Essa é a melhor palavra que define a maioria dos brasileiros, pra mim. Se a união para a manifestação e exigência de nossos Direitos fosse maior, o país não estaria do jeito q está. O problema é que, enquanto não mexem com vc, está td bem, está sempre td mto bom para os acomodados! Sempre bom refletir! bjs

    12 de agosto de 2009 às 23:21
  4. Atila City said...

    Sabe Daniel, apesar de não gostar de segunda feira, me dedicarei para ficar com elas aqui no Só pensando.... Sindrome de Garfield!
    Vamos ao texto, selecionei esta parte: "Dizem que em momentos de crise é que podemos vislumbrar mudanças significativas, capazes de melhorar nossas vidas. Também dizem que em momentos de crise os grandes líderes emergem e nos guiam a melhores dias."
    Sabe politicamente olhar para o Brasil nós descobrimos que tal lição popular foi esquecida ou perdida no mar com a invasão portuguêsa, quem sabe ela não foi trocada pelo ouro ou por café em nossa história?
    Nossos jovéns que tem conciência politica (minoria) não sabe por onde lutar, enquanto a grande maioria ainda requebra as cadeiras e goza de uma felicidade lúdica que aparece para mostrarmos o "jeito brasileiro" onde preferimos nos embriagar com ópio comerciados na tv ou no mercadinho da esquina do que encarar que temos que ser mais unidos culturalmente, claro que respeitando as diferenças, afinal, vivemos em um pais plural e da pluraridade, temos bandidos de todos as formas, desde o trombadinha ao presidente do senado (entre outros presidentes), temos lugares lindos, belas mulheres na nossa longa extensão praiana desfilando biquines, caras e bocas e viva esta plaridade! mas temos que ter pluraridade em ação, sabe sou favoravel a manifestação do povo, claro que prefiro coisas organizadas e sem sangue ou batalhão de choque e suas bombas e "borrachadas". Claro que tal organização seria dificil, mas não impossivel, afinal, na história humana houve tantas provas que a inteligência supera a força bruta (como também os episódios de derramento de sangue tantos quanto).
    Daniel, vamos pensando que de tanto pensar cresce, claro que só pensar é pouco temos que agir!
    Um grande abraço e obrigado pelo trecho que colocou em teu texto.

    13 de agosto de 2009 às 09:48
  5. PR Iuris said...

    Eu vi o convite querido, já aceitei.

    Ah, como pros cariocas a sexta é o melhor dia da semana, é com ela que eu fico.
    Sexta-feira pra mim.

    Beijokas

    13 de agosto de 2009 às 17:16
  6. Val e Arte na Veia said...

    Oi Dani, td bem?

    Poxa, valeu pelo amiga + irmã. De coração obrigada.

    Sobre o post e todo este circo, acredito que estamos passando por uma fase maluca, cheia de provas, já sabemos quem rouba, que existe corrupção, mas não existe um antídoto para isso. Nunca me envolvi com política como você (totalmente errado eu sei) eu sei que cabe a nós fazermos a diferença sim, é fato! O problema é que não existe união, ideais, etc... Eu achei uma entrevista na veja super antiga com o Stuart Gilman (escreve sobre ele no post acima) e ele comenta os meios de tentar acabar com tudo isso. Existe um caminho das pedras a percorrer. Porque realmente a propina existe em todos os cantos e vc sempre acha que não é nada demais... Fogo....

    Bjo enorme.

    13 de agosto de 2009 às 18:20
  7. Neto said...

    Ok Daniel!

    Primeiro: Parabéns pelo novo enfoque no SóPensando. Está ótimo!

    Agora sobre a questão "Para que serve o Senado?" creio que você já deve saber minha opinião. Aliás, ultimamente ando vomitando muito, com cada novidade que descubro daquelas duas casas.

    A Câmara e o Senado estão "ganhando" pra casa da mãe Joana de tanta festa e folia que existe lá - Infelizmente saindo dos nossos bolsos.

    Acredito que posso contribuir sim, para valorizar os debates aqui no SóPensando. Existem muitas coisas que precisam ser feitas e nossas vozes através dos blogs é fundamental - dia desses, descobri que jornalistas e colunistas do Estadão estavam lendo o SakuXeio - imagine!.

    Vamos fazer a nossa parte. Estou contigo. O Brasil precisa mudar. Do jeito que está no congresso, a fedentina vai tomar conta do país de tal maneira que não vai adiantar nem andar por aí com máscaras tipo 'gripe suína' para nos proteger.

    Precisamos dar um fim nisso. Está apoiado. Maktub

    13 de agosto de 2009 às 20:34
  8. Anônimo

    Daniel!
    Estarei aqui sempre nas quartas conforme combinado.

    A propósito, estou usando meu outro e-mail. Anote aí: jasneto35(arroba)gmail.com

    Qualquer coisa é só enviar para este!
    Abraço!

    14 de agosto de 2009 às 09:14