CARTA AO ANÔNIMO E SELANDO PENSAMENTOS OUTRA VEZ

Posted by : DANIEL MORAES | 26 fevereiro, 2009 | Published in

Boa Vista – RR, 26/02/2009.

Ao (a) Cidadão (ã) sem nome.

Já bem diz Nelson Rodrigues, “toda a unanimidade é burra!”.
Já bem diz o velho deitado Chinês, “cada um têm a sua verdade”.
Já bem diz Nietzsche, “minha opinião é minha opinião para mim”.

E já diz o velho guerreiro, “quem não se comunica se estrumbica!”. Mas qual comunicação é essa? Uma das coisas que me fez ter um blog na Blogger é o fato de estar anos luz do MYBLOG (sitio onde fiz meus primeiros blogues). Mas uma das coisas que nunca fui muito com “a cara” é o fato de na janela de comentários poderem deixar um comentário “anônimo”. É evidente que há como anular esta opção nas configurações desta Bodega, todavia, há leitores meus que não possuem blog, que usam esta opção como é o caso da Ana Cárita.

Mas uma coisa me chamou a atenção no post anterior. Alguém “detestou-o”. E digo “alguém”, pois não sei quem é; a pessoa usou do recurso do anonimato, deixando registrada sua repulsa pelo mesmo.

Bem... Não escrevo para ser concordado! Aqui é um espaço democrático, aonde todos podem emitir sua opinião sem necessariamente concordar com aquilo que escrevi. Aí vem a frase do Nelson Rodrigues, pois aqueles que se acham “unânimes” são verdadeiros idiotas, por que não há verdade absoluta; e com diz o velho deitado Chinês, cada um possui uma visão de Mundo, que pode até não ser a correta, mas têm de ser respeitada; e esse respeito é bem posto pelo filósofo, pois antes de tudo a visão de Mundo de cada um é de cada um, e ninguém é obrigado a aceitar a opinião do outro.

Isso posto, pedirei licença aos meus leitores IDENTIFICADOS e irei me dirigir ao “anônimo”. Cidadão (ã): é direito seu não ter gostado do texto abaixo, é um direito que lhe assiste. Porém, não vou levar em conta a sua reprovação por um pequeno (e grande) detalhe: NÃO LEVO EM CONTA A OPINIÃO DE PESSOAS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DO PRÓPRIO PENSAMENTO. Quando você for homem (ou mulher) suficiente para discordar daquilo que penso assinando seu nome, passarei então a levá-lo (a) a sério. Quem se esconde no anonimato não é alguém que se possa levar a sério, e sinceramente, vejo isso como sinal de covardia!

Fique a vontade para não gostar daquilo que escrevi, mas tenha a honradez o mínimo de dignidade não comigo, mas consigo próprio, e assine aquilo que acha! Repito NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DO QUE ESCREVO, mas fica difícil internizar e interpretar a crítica feita sem saber da onde vêm. E da próxima vez que fizer um comentário, mande-me um e-mail dizendo os pontos onde falhei para que possa melhorar.

Quem assina este texto é um alguém chamado Daniel Moraes Barreto. Qual é a sua graça?

SELANDO NOVOS PENSAMENTOS





Semana passada esta Bodega recebeu mais dois selos e além da felicidade de ser lembrado pelas pessoas que me presentearam, os selos recebidos possuem significados bem substanciais. O primeiro é o Selo “Blog Verdadeiro” e que tem como autora a Tyelle, que é uma poetisa de mão cheia e que assim descreveu um blog verdadeiro:

“É aquele que tem as puras verdades expressadas em textos, poemas, versos, fatos e histórias... é aquele que não tem rodeios, nem medo e nem frescuras. Aquele que descreve o que todos sentem e não falam. Como disse Exupéry: A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica”.

O segundo selo recebi de minha nova descoberta blogal (a bem da verdade foi ele que me descobriu) Átila, que é “Manifesto Jovens que Pensam”, e têm como objetivo “Mostrar que aquela história de que a juventude está perdida é uma generalização tola e sem sentido. Como a autora da proposta explicou: "Existem SIM muitos jovens que pensam e tem seus ideais, que debatem, e que querem mudar o mundo. Mas querer não é o suficiente. Com o blog, conheci jovens brilhantes que estão perdidos por esse grande Brasil. Vamos nos unir e mostrar que nem tudo está perdido! Nós podemos fazer a diferença sim!”. Este possui regras:

1º Exiba a imagem do Manifesto e explique do que se trata
2º Poste o link do blog que te indicou
3º Indique 10 blogs de sua preferência para fazer parte dos 'Jovens que Pensam'
4º Avise seus indicados
5 º Publique as regras
6º Confira se os blogs indicados repassaram a imagem e as regras.

Quero agradecer de coração aos dois pela premiação e dizer que acredito que desde o Prêmio Dardos, a proposta “original” de “selos” vem sido retomada. Como expliquei AQUI, teve uma época em que os selos eram mais uma promoção de marketing do autor do selo que qualquer outra coisa. Sempre acreditei que estas premiações são uma forma de endossar e ratificar o pensamento alheio, mais ou menos um “padrão de qualidade blogal” e uma forma de incentivar ainda mais o trabalho do blogueiro.

E é nesse espírito que repasso os dois selos aos blogueiros abaixo relacionados, e como já bem disse o maluco filósofo, “de tudo quanto se escreve só me agrada o que alguém escreveu com seu sangue. Escreve com sangue e descobrirás que o sangue é o espírito”. (Nietzsche).

Alice;
Lugirão;
Paula Barros;
Mila;
Jairo;
Paula Barboni;
Neto;
Camila Boyle;
EXTRA:

Estou desde a segunda-feira sem net. Postei agora na casa de um amigo. Por esse motivo não estou nem estarei em vossos blogues até o dia 02/03. Peço desculpas a todos mais é isso. Até a volta! Abraços e beijos a todos.

(16) Comments

  1. Iara Alencar said...

    Sabe meu caro Daniel, que bom que recebes criticas, isso é sinal que esta aberto a outras opinioes, mesmo que exageradas e desvaneiadas.
    Muiitos blogs hoje em dia querem apenas ganhar dinheiro, mas ter seguidor, ter pessoas a quem goste de ler seus comentes, de debater, de escrever pra essas pessoas, poucos teem.
    :D
    Iara se desanima mas jamais deixa de prestigiar pessoas que eu gosto.

    26 de fevereiro de 2009 às 12:21
  2. Anônimo

    Meu caro Daniel, vim aqui fazer exatamente o que sugere ao anonimo, vim descordar com o que escreveu meu caro. Sei bem que é chato receber criticas destrutivas no blog, algo que desencadeou tempo e criatividade para escrever, mesmo que depois de um tempo você olhe e não goste é uma obra sua e entendo perfeitamente o desgosto que sentiu, porém, como pode perceber pelos visitantes não anônimos (que comentam é claro) é maioria de pessoas que admira, lê e compreende o que escreve.
    Eu discordo claramente pelo fato de expressar sua raiva assim dessa forma, ficou muito "estou puto, á ligado" seja mais irônico, vai de idéia pra ti, faça um post sugerindo para que haja posts anônimos, ou mostrando a mente de uma pessoa covarde que se esconde atras dessa bandeira achando que tem a maior moral, é quase um super homem/mulher maravilha. O que quero dizer ou melhor sugerir é que trate este tipo de impecilio como um motivo para brincar, temos muitas qualidades em seu blog para que esquente com algumas criticas (nada construtivas).
    Bom em relação ao selo, acho que pelo texto que deixo acima, mostra como acredito na sua capacidade de mudar o mundo né... vamos lá meu amigo continue mandando muito com suas palavras!

    26 de fevereiro de 2009 às 12:42
  3. Pathy said...

    Oi Daniel!!!
    Acho que esqueci de avisar que tem um meme pra vc lá no blog... não sei se vc curte esses memes, e se não quiser, não precisa fazer... não vou ficar chateada, ok!!!
    - http://minhasversoes.blogspot.com/2009/02/cecilia-do-blog-no-pais-das-ritalinas.html

    =))

    26 de fevereiro de 2009 às 13:42
  4. Pathy said...

    Oi Daniel,
    Tem algo para você lá no Eu e Minhas Versões!

    http://minhasversoes.blogspot.com/2009/02/blog-maneiro.html

    Bjo.

    26 de fevereiro de 2009 às 14:09
  5. Paula Barros said...

    Daniel

    Parabéns pelos selos, e muito obrigada, pela lembrança, pelo carinho.

    Quanto ao anonimato é muito chato realmente. Concordo com você.

    abraços

    26 de fevereiro de 2009 às 14:42
  6. Anônimo

    É exatamente isto, Daniel! Concordo com você em tudo que disse (até a última frase do Nietzsche).
    Se eu fosse contar pra você, todas as vezes, em que eu fui ofendido lá em meu blog por emitir opiniões te digo que, perderia as contas. Eu deleto todos os comentários ofensivos e estupidos que me chegam sem nenhuma razão aparente de ser.

    É obvio que eu não espero que ninguem (ninguem mesmo) concorde comigo, e nem com o que escrevo. Podem discordar se quiserem, a democracia existe para isso, e podem comentar... Eu só espero que, sua opinião contraria a minha tenha fundamento, e seja embasada em bons argumentos. Para me fazer refletir e até aprender também. Daí eu a publico.

    É triste ver pessoas que comentam sem nem, ao menos, falar sobre o assunto do post ou atacando irritantemente um blogueiro por ele expor opinião. Devem ser pessoas doentes (que, de alguma forma, se sentiram afetadas pelo que você disse). Ultimamente o que eu faço é não ligar mais. Não dou mais o menor ibope pra essa gente.

    A proposta da Átila é boa. O manifesto é válido. Também concordo quando dizem que AINDA há jovens interessados em algo melhor para o Brasil, para a sociedade e para o mundo. Serão 'esses jovens' quem construirão esse futuro. Parabéns a ela pelo manifesto.

    Brevemente vou aderir a seus prêmios. Estou passando por algumas mudanças por aqui, mas logo logo tudo se resolverá :)

    E pra finalizar Daniel, mais uma vez, digo-lhe que não ligue para os covardes e anonimos.

    Covardes e anonimos não são nada mais do que isso na vida: só covardes e anonimos.

    Abraços

    26 de fevereiro de 2009 às 15:07
  7. Lugirão said...

    Daniel, eu diferente de você não dou a mínima para os anônimos, para mim eles não existem... quanto a criticas eu aceito como aceito os elogios, afinal sou apenas uma mera aprendiz ...sempre.

    Quanto aos mimos adorei...brigadu...e liga não para essa pessoa...não gaste seu tempo e talento com isso, o que importa são os que gostam de verdade de você e eu me incluo, o resto é só o resto.....

    beijão

    26 de fevereiro de 2009 às 15:37
  8. A Itinerante - Neiva said...

    Daniel,

    No BBB chamamos este tipo de anônimo de lesmas e tacamos fogo. Lobo tem um isqueirinho que é tiro e queda! rsrs

    Falando sério, todo blog de respeito acaba atraindo estas pragas. É meio inerente, acho. E até um elogio. Porque se a coisa é ruim mesmo, ninguém se dá ao trabalho de comentar. Se comenta é porque incomodou e se incomodou, deu seu recado. :D

    Beijos

    26 de fevereiro de 2009 às 23:16
  9. Taw said...

    koé, véio... eu te adicionei no msn... pra ver se consigo trocar informação...

    pra ser sincero, admito ser egoísta e quero me aproveitar do seu raciocínio.

    xD

    26 de fevereiro de 2009 às 23:47
  10. Unknown said...

    Muito bom mesmo daniel..primeiro qro me desculpar um pouco de ausencia mas a correria na faculdade foi enorme mas sempre lendo aki...

    como vc fisse a opiniao dos outros é a sua mesmo...muitos blogueiros vao em nosso blog para ganha restorno e nao para conferir ou ler nosso conteudo....
    eu mesmo estou fazendo um materia de 3 partes para o blog sobre a ordem dos cavaleiros templarios e poucos...poucos mesmo pela qntidade de depoimentos estão la opinando...acredito pela falta de ser grande e ter preguiça...mas sei la...outros deve ler e so comentar....bom troquei a forma de comentairo para moderado assim cada leitor pode falar apra mim o que pensa e se q public aou nao..ou akilo foi so opiniao como muitos estao fazendo....e tirei a confirmaçao de palavras na ql muitos reclamavam....isso pra q nao pra mim q ja sei o assunto mas pra cada leitor....é historia e qrendo ou nao fazemos parte dela...

    gostei da sua forma de expressar...mesmo nao sendo diretamente....

    abraçao

    27 de fevereiro de 2009 às 22:54
  11. Jairo Borges said...

    jaH é dani me amarrei no manifesto jovens que pensam! ideal pro invariavelmentevariavel! Que pretensão

    28 de fevereiro de 2009 às 18:09
  12. Beatriz C. said...

    é... tem gente que é chata mesmo =P

    1 de março de 2009 às 11:22
  13. Lugirão said...

    Daniel,

    Bom dia, tem mimo no Voz, para sua bodega, rs,

    Boa semana, bjos

    2 de março de 2009 às 06:35
  14. Anônimo

    Existem pessoas na net que visitam os blogues apenas para fazer comentários injuriosos.Eu acho que é uma compulsão para a destruição.E crime embora a pessoa não saiba( suponho).Entretanto, enquanto ficar apenas nos comentários está ótimo.Pior é quando a pessoa apropria-se do nosso link e o usa para esconder-se.
    Eu nunca rebato nada destes comentários porque é prestigiar quem não merece.

    2 de março de 2009 às 09:43
  15. Alessandra Castro said...

    Parabéns pelo selo. Vc merece e muito!

    3 de março de 2009 às 20:29
  16. Anônimo

    Dani, cheguei atrasada aqui. Mas saiba que meu carinho és imenso. E obrigada pela homenagem com este selo. (:

    Sobre a escrita ai. Isto mesmo. Quando as pessoas começarem a tomar suas opiniões e assinarem o que elas dizem - mesmo cientes da metamorfose ambulante- o mundo será cada vez melhor. é dificil dar a cara a tapa? Ou será inveja meu caro???

    Beijooooooooooo

    4 de março de 2009 às 00:16