UM HOMEM TAMBÉM CHORA, E QUAL É O PROBLEMA NISSO?

Posted by : DANIEL MORAES | 16 dezembro, 2008 | Published in

“Um homem também chora, menina, morena... Também deseja colo, palavras amenas” (Gozaguinha – Guerreiro, Menino).

Já mais ou menos escrevi sobre esse assunto no O Arroto (MYBLOG), e coloquei exatamente a música “Guerreiro, Menino” para justificar meu pensamento. Lembro-me que a razão de discorrer sobre esse isso lá, foi que lembrará de um ocorrido com uma namorada que tive, onde chorei em sua frente; a mesma se espantou, dizendo que nunca tinha presenciado o choro de um homem. Na ocasião, apenas respondi, “sorte sua!”.

O que me leva a voltar ao tema é o espanto de uma amiga minha ao relatar esse fato, sendo que a mesma afirmou a mim e a mais dois amigos, “que é feio homem chorar. Significa fraqueza, imaturidade e insegurança”. Nós três ficamos espantadíssimos com a afirmativa, e eu particularmente triste, ao ver que tamanho século XXI as pessoas e mais especificamente mulheres, ainda pensem que homem não chora.

É evidente que não vai se chorar por qualquer coisa e a todo o momento, isso é descontrole emocional, todavia, na hora do aperto, seja no colo da namorada (ou mulher se for casado), amiga (o) ou mesmo sozinho na solidão de um quarto escuro, não há o mais durão dos homens que não se curve aos sentimentos e ponha-se ao choro.

Antes de qualquer coisa homens são indivíduos que possuem sentimentos, e como tal, mesmos os incessíveis, pelo menos uma vez na vida debulharam-se em lágrimas frente aos problemas ou a qualquer fato de muita dureza.

Nossa sociedade é falsa e hipócrita! Muitas mulheres na onda do feminismo, cantam aos quatros cantos a “necessidade” que vê do homem ser mais sensível, menos machista e coisa e tal, no entanto, quando presenciam algo não condizente com aquilo que os padrões e estereótipos dizem, dão a tacar o pau (ui!) no cidadão taxando-o de fraco e muitas vezes, desconfiam até da “masculinidade” do cara.

E o que me impressionou neste caso em especial, é que essa minha amiga é uma bi-sexual assumida, e é uma das mais aguerridas na luta pelo fim do preconceito GLS e faz esse tipo de afirmação...

Mas a declaração dela é espelho de nossa sociedade que extremamente machista. Damos a “maior força” para que nosso filho coma a filha da vizinho, mas o filho do vizinho não pode chegar nem perto de nossas filhas.

Dias desses lá em casa, ao debater a mania que as pessoas têm de classificar ou exigir a conduta dos indivíduos de acordo com que mandam os padrões e estereótipos sociais, uma amiga da minha mãe decreta: “Daniel, todo o indivíduo esconde suas fraquezas, males e defeitos atrás de si, e deixa suas qualidades e virtudes expostas à frente, para todo mundo vê. Só que nós andamos em fila, e conseqüentemente, deixamos de enxergar a qualidade alheia vendo apenas os defeitos. Sendo assim, exigimos que outro ande de acordo com aquilo que achamos condizentes, pois temos o medo de expor nossos defeitos, expondo os alheios como forma de defesa e tendo preguiça e má vontade de esticar a cabeça para olhar as coisas boas à frente do de nossa frente”.

Um homem também chora, menina, morena, loira, velha... E daí, qual o problema nisso?

(10) Comments

  1. Iara Alencar said...

    Homem chora sim, mas convenhamos não a qualquer momento.
    Eu mesma ja vi um chorando e fiquei desconcertada, sem saber o que falar ou fazer.
    nao foi um choro pelo falecimento de alguém, foi choro porque foi demitido e nao sabia como contar a esposa gravida de 5 meses....eu fiquei pasma porque pra mim um homem nao ficaria instavel assim...foi aí que eu vi que eles também tem os mesmos sentimentos de medo e insegurança que nós temos.

    16 de dezembro de 2008 às 23:10
  2. Anônimo

    Hahahaahah. Ótimo...
    Aprecio e muito ''homens'' (ser humano) que chora, que lava a sua alma,mostra a sua essência e natureza para o mundo. Qual é o problema e a diferença? Não deixa de ser um pré-conceito rídiculo de algumas pessoas (sociedade.. fechada).Precisamos lavar nossa alma, é necessário chorar. E quando somos verdadeiros diante de quem amamos (ou achamos q sim) é a melhor coisa do mundo. Porque no amor não existe este lance de se esconder atrás de uma máscara. Se aquela pessoa vc quer em sua vida, é bom ela saber conviver com seus defeitos e suas qualidades. Se não...surgem a faixada de noivados e casamentos.
    Literalmente como diz o ditado: Pimenta no rabo dos outros é refresco.
    O Bi crtica o homo, o homo crtica o travesti ou trans, o negro critica o branco e vice e versa, o paulista fala e fala dos nordestinos, existe uma lenda que carioca não gosta de paulista...e assim é a a mesma onda...
    P.s tem post no Arroto...
    http://valeartenaveia.blogspot.com/

    17 de dezembro de 2008 às 15:48
  3. . fina flor . said...

    eu me derreeeeeeeeeeeeeeto por homens que choram :o)

    beijos e até, querido

    MM.

    17 de dezembro de 2008 às 18:57
  4. Lugirão said...

    Não sei de onde vem essa idéia de que homem não chora, sempre tive ao meu redor mais homens que mulheres, até na hora de parir só saiu macho,rs, e eles choram sim, choram de tristeza, pena, choram por amor também, e na maioria das vezes choram por dentro, e só que convive com eles percebe, a diferença é como os sentimentos são demonstrados, os meninos são criados para serem madeira de dar em doido(fortes), ai chorar é coisa de gente fraca(mulheres), por isso chamam de mulherzinhas.
    E é verdade que as mulheres choram mais, porque é "permitido" fazer isso, eu sou uma chorona inveterada, mas nem por isso sou fraca, apenas não seguro o choro,rs.

    Gostei,

    beijos

    17 de dezembro de 2008 às 20:22
  5. Leticia said...

    Olha se chora é pq sente , se sente é humano- portanto homem chora sim ora!

    Em 2008 e ainda tem gente que pensa assim?!

    18 de dezembro de 2008 às 15:26
  6. Anônimo

    Homem chora sim, uai, qual o problema? homem se emociona com o final triste do filme e logo em seguida chama a atriz principal de vadia gostosa sim. qual o problema? homem também chora quando vê o filho olhando-o pela primeira vez sim. E depois começa a pensar nas noites em claro e chora ainda mais. qual o problema? Nenhum. O problema é de quem acha que homem não chora só por ser homem.
    Abraços nada chorosos.

    Edgar Borges
    www.edgarb.blogspot.com

    18 de dezembro de 2008 às 16:41
  7. Jairo Borges said...

    seilah! acho q depende de cada um querer ou ñ chorar em público!
    Mas daí a julgar as outras pessoas é péssimo! se não gosta problema é da pessoa, as outra tem direito de se expressarem de outra forma q ñ seja dar porrada nos outros!
    hauhauah
    agora q laH no fundo no fundo! todos choramos! é FATO!
    desculp-a pela demora de coments aqui! é q toh bem enrolado!
    aguardando sua aceitação e entrada no msn! eu e a Val jah tmos na maior sintonia!
    =)

    19 de dezembro de 2008 às 23:51
  8. Haya said...

    Homem SENSIVEL e de coração bom chora. E daih a gente dá colo, pq eh fofo!!!
    POde me linkar sim, Daniel! Será um prazer!

    20 de dezembro de 2008 às 17:56
  9. Anônimo

    Oi Daniel e Carol,

    Vi o link de vocês em blogs amigos e vim dar uma espiadinha. Adorei! O texto foi muito bem escrito. Gostoso de se ler.

    Acho maravilhoso homem que chora. Denota coragem e é mais macho do que aqueles que nunca choram, trancam tudo dentro e saem batendo portas (quando não batem em outras coisas ou pessoas).

    Beijos

    21 de dezembro de 2008 às 02:00
  10. Paula Barros said...

    É realmente triste e lastimável que ainda se pense assim. Estamos lidando com seres humanos.

    abraços

    22 de dezembro de 2008 às 19:13